sábado, 23 de janeiro de 2016

Lutero e Calvino, árvore boa com fruto imprestável?

“Continuai a amar os vossos inimigos e a orar pelos que vos perseguem.” (Mateus 5:43-45“Se o teu inimigo tiver fome, alimenta-o; se ele tiver sede, dá-lhe algo para beber.” (Romanos 12:20; Provérbios 25:21
Leia as palavras abaixo e tente imaginar quem as disse, que tipo de pessoa será que erá?
tradado Sobre os Judeus e Suas Mentiras - Martinho Lutero

"Os judeus são pequenos demônios destinados ao inferno...Queime suas sinagogas. Negue a eles o que disse anteriormente. Force-os a trabalhar e trate-os com toda sorte de severidade … são inúteis, devemos tratá-los como cachorros loucos, para não sermos parceiros em suas blasfêmias e vícios, e para que não recebamos a ira de Deus sobre nós. Eu estou fazendo a minha parte.Resumindo, caros príncipes e nobres que têm judeus em seus domínios, se este meu conselho não vos serve, encontrai solução melhor, para que vós e nós possamos nos ver livres dessa insuportável carga infernal – os judeus."
(tradado Sobre os Judeus e Suas Mentiras - Martinho Lutero)

Neste texto  Martinho Lutero instiga os alemães a dizimar os  judeus.Olhando para este fruto - ensinar a  perseguir as  pessoas contrárias a sua fé,incentivava a  roubar os seus bens , escravizá-los, engana-los, proibir que exerçam sua fé, persegui-los e até mesmo mata-los procede se árvore boa?
João Calvino
 Outro importante expoente da reforma protestante, João Calvino,  expulsava de cidade quem não possui a mesma fé que ele, tanto quanto Martinho Lutero era ditador,queriam impor a força sua "fé". De que se diferenciavam dos inquisitores do catolicismo?
Tanto o catolicismo da época bem como os protestantes "evangelizava" a moda dos jihadistas de hoje através da mais brutal violência.Portanto será que se tratava do verdadeiro cristianismo, do manso e humilde Jesus?




Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, INTERIORMENTE, SÃO LOBOS DEVORADORES.

Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos?

Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus.

Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons.
Mateus 7:15-18

Nenhum comentário:

Postar um comentário