domingo, 28 de julho de 2013

Como Tratar um inimigo?




Se o seu inimigo tiver fome, dê-lhe de comer; se tiver sede, dê-lhe de beber.Fazendo isso, você amontoará brasas vivas sobre a cabeça dele, e o Senhor recompensará você (Provérbios 25:21-22)


Amados, nunca procurem vingar-se, mas deixem com Deus a ira, pois está escrito: "Minha é a vingança; eu retribuirei", diz o Senhor.Pelo contrário: "Se o seu inimigo tiver fome, dê-lhe de comer; se tiver sede, dê-lhe de beber. Fazendo isso, você amontoará brasas vivas sobre a cabeça dele".(Romanos 12:19-20)
 O primeiro e mais importante motivo para não nos vingarmos dos nossos inimigos é o fato de que não temos autoridade para fazermos isso.Somente Deus tem esse direito, portanto a vingança é uma atitude presunçosa da parte do homem.
Jesus instruiu que seus discípulos devem amar  os seus inimigos, e fazer o bem aos que os odeiam (
Lucas 6:27).
A vingança evidencia falta amor e  misericórdia, no coração. Também  é indicativo de falta d fé no poder e na justiça de Deus.
Perdoem, e serão perdoados.Lucas 6:37
Amados, nunca procurem vingar-se, mas deixem com Deus a ira, pois está escrito: "Minha é a vingança; eu retribuirei", diz o Senhor Romanos 12:19

Não julguem, para que vocês não sejam julgados.Mateus 7:1

Outro forte motivo para nunca nos vingarmos de alguém, é o fato de que a vingança somente serve para perpetuar a inimizade.Em vez de abrandar os ânimos  somente endurecerá ainda mais os corações tanto do vingador , quanto do vingado.
As sábias orientações das Escrituras sagradas recomendam que façamos o bem em favor dos inimigos, que isso será como "brasas vivas amontoadas sobre a cabeça dele".Está expressão é uma  figura de linguagem que surgiu  do método usado para derreter metais nos tempos bíblicos. O minério era colocado numa fornalha, e uma camada de brasas era colocada não apenas embaixo do minério, mas também em cima dele. As brasas incandescentes amontoadas em cima aumentavam o calor, de modo que o metal sólido se derretia e se separava das impurezas do minério. Da mesma forma, por fazer coisas boas a um inimigo, podemos amolecer seu coração e trazer à tona suas melhores qualidades.
 O Nosso Pai  Celestial deseja que as pessoas se arrependam, não devemos nós ter o mesmo desejo?
Façamos o máximo para abrandar o coração de nossos  inimigos.


10 comentários:

  1. Me perdoe a pergunta, mas,

    Qual é a sua intimidade com Deus acerca de brasa e fogo?

    Você já teve alguma experiencia a respeito disto diretamente com Deus? Ou voce está concluindo o seu ponto de vista?

    Ha varios significados, depende apenas saber para qual proposito Deus está usando o termo brasa e fogo!!!

    ResponderExcluir
  2. MUITO BEM INTERPRETADO E ENTENDIDO ....NA MINHA ADOLESCÊNCIA MEU PR ME EXPLICOU DESSA FORMA..SIMPLESMENTE INTERPRETAÇÃO DE TEXTO...

    ResponderExcluir
  3. Ouvi dizer certa vez que quando Paulo se referiu a "brasas sobre a cabeça", houve uma rápida assimilação pelos Romanos que eram bastante familiarizados com um método de tortura romano que castigavam suas vítimas com brasas sobre suas cabeças. Andei pesquizando sobre esse método de tortura mas não encontrei nada. Se alguém conhece essa interpretação com propriedade gostaria de saber. Obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Para quem está na letra, é interessante, mas quem anda no espírito, depende da revelação do Espírito Santo não funciona esta versão.Mas é assim mesmo,cada um se alimenta do que tem.Tire tempo para falar com o Espírito Santo e está tudo resolvido.abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. querido Cesar, você estando cheio do espeito santo, por favor , compartilhe conosco então a pessoa fica cheios do espirito para edicar não mesmo? nos edifique, com a versão espiritual.

      Assim também vós, desde que estais desejosos de dons espirituais, procurai abundar neles, para a edificação da igreja.
      1 Coríntios 14:12

      Excluir
  5. Eu acho o texto interessante e estou sofrendo na pelo por ditos "crentes", pessoas que se julgam pastores e pastoras, não sabem interpretar um texto. Acho boa a leitura do amigo aqui e reitero que está correto em sua interpretação, sem essa de Espírito Santo. A Lei é essa, não tem interpretação diferente. Quem quiser ter afinidade com a Palavra de Deus, creio que 1º precise passar por uma boa aula de português. O professor tem que ter estudos. E a interpretação de um texto, também, tem que saber interpretá-la.

    ResponderExcluir
  6. O amigo Sergio contribuiu bastante,mostrando a todos que não temos a plenitude do conhecimento,nem devemos bater no peito diminuindo nossos irmãos,pois a verdadeira sabedoria é aquela que vem misturada com humildade,pois diz a palavra quem quiser ser sabio mostre pelo seu bom trato.
    Deus Abençoe a todos, Vladimir.

    ResponderExcluir
  7. brasas de fogo sobre sua cabeça quer dizer na visão geral do amado PAULO... que, aquele que faz a obra do nosso SENHOR JESUS, terá como recompensa diferenciada as brasas de fogo sobre ele, é como se fosse um tipo de recompensa pelos serviços prestados ao reino. amem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. observe meu amado a colocação de Paulo; ele disse sobre a SUA cabeça, e não sobre a TUA cabeça, se fosse sobre a tua a sua explicação estaria certa, essa brasas são para a cabeça do inimigo e não como juízo, mas sim em forma de confusão e de vergonha com o intuito de alguma forma vence-los com o bem, como diz nos trechos seguintes,,,, fique na paz..

      Excluir
  8. meus amados irmão, ao ler estes comentarios não pude deixar de observar que:
    precisamos fazer uma interpretação exegeta do texto levando em consideração vários pontos: primeiro é a quem Paulo se refere, resposta Paulo se refere a brasas sobre a cabeça do impio (NVI) não tem relação com versículos que falam sobre fogo ou algo parecido, segundo, Paulo se referia (e isto não precisa ser espiritual para entender, só basta ler com atenção para não tirar conclusões erradas) ao fato da pessoas que dá de comer e beber ao inimigo (como se refere o texto de rm 12 17 a 21) isto fará com que ele se sinta envergonhado (rosto aquecido com brasa)pelo mal que tenha feito e Paulo ainda faz referencia dizendo vs 20 e 21 vencei o mal com o bem.
    então não é por ser espiritual , é por interpretar a biblia correta que devemos ser zeloso
    Agora quanto o dizer sobre os amantes do fogo, meu querido eu sou pentecostal com orgulho e minha experiencia com Deus tem sido muito profunda, fica aqui um conselho ao querido irmão, experimente a experiencia da presença real do ESPIRITO SANTO EM SUA VIDA, COMO NOS MOSTRA A BÍBLIA E TENHO CERTEZA QUE MUITAS COISA MUDARAM.... QUE DEUS OS ABENÇOE EM CRISTO JESUS
    PR JOSÉ ANTONIO

    ResponderExcluir