segunda-feira, 26 de outubro de 2009

“Eu profetizo ” ????



 Várias lideres  evangélicos ensinam seus adeptos que eles podem conseguir o que desejarem , se  "profetizarem em nome de Jesus”.
 Se você estiver conversando com uma pessoa que crê nisso, e por exemplo dizer que deseja comprar uma casa melhor, ele lhe dirá, "Profetizo uma casa nova para você em nome de Jesus",mas  seguindo o exemplo dos   Bereianos (Atos 17:11),  recorramos ao exame das Sagradas Escrituras para ver o que ela tem a dizer sobre este assunto.
Considere o seguinte:1º) Quem canta é um ......?Resposta: Um cantor.  2º) Quem pinta é Um.......?Resposta:Pintor3º)Quem profetiza é um...?Resposta: PROFETA. O que vem a ser um profeta de acordo com a Bíblia?
Hb 1:1 – Havendo Deus outrora falado muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais pelos[através , por intermédio] profetas.
O profeta é um  meio utilizado por Deus para falar ao povo. Ele é portanto um mensageiro de Jeová,  a mensagem que transmite não é de sua autoria, nem ao menos lhe pertence, é como serviço dos Correios que fazem com que cheguem determinada encomenda ao destinatário que desejar o remetente.
O oficio do profeta(verdadeiro) é transmitir recados de Deus , ele de si mesmo não possui nada a dizer.
Nm 11:25 – “...Quando o Espírito repousou sobre eles, profetizaram..”
No texto Bíblico em questão,Jeová Deus “tira” e reparti momentaneamente o Dom de profecia que havia em Moises ( que era um profeta ) com os 70 anciões, que puderam também, enquanto aquele dom estava sobre eles profetizar.O que podemos concluir a partir deste fato?
Qualquer pessoa pode profetizar se receber de Deus, através do espírito santo , capacitação para isto. ( I Co 12: 4-11).
O ato de profetizar bíblico e um ato de transmitir ao povo uma mensagem sem nenhuma alteração , fidedigna .Ninguém pode profetizar de si mesmo ( II Pe 1:21).
Estas “profecias” de desejo pessoal não valem de nada, infelizmente vemos muitas pessoas enganadas quanto a isto por não possuírem um conhecimento adequado sobre a Bíblia.( Oséias 4:6)
São inúmeras as referencias Bíblicas que nos ensinam sobre isto,  abaixo citarei apenas algumas:
  Isaías 6:8-10 diz  QUE O PROFETA É UM ENVIADO DE DEUS PARA CUIDAR DOS SEUS INTERESSES DÍVINOS.
Ouvi a voz de Jeová dizer: Quem enviarei eu, e quem irá por nós? Disse eu: Eis-me aqui; envia-me a mim.Ele disse: Vai e dize a este povo: Haveis de ouvir, porém não entendereis; haveis de ver, porém não percebereis.Torna insensível o coração deste povo, endurece-lhe os ouvidos, e fecha-lhe os olhos, para não suceder que, vendo com os olhos, e ouvindo com os ouvidos, entenda no coração, e se converta, e seja sarado.  Jeremias 1:7 diz  QUE O PROFETA  QUANDO PROFETIZA FALA PALAVRAS QUE NÃO SÃO SUAS MAS DO PRÓPRIO DEUS.
Respondeu-me, porém, Jeová: Não digas: Eu sou um menino; porque a todos a quem eu te enviar, irás; e tudo quanto eu te mandar, falarás. 
 Ezequiel 2:7 Dir-lhes-ás as minhas palavras, quer queiram ouvir, quer não queiram 
Ezequiel 3:4 Disse-me ainda: Filho do homem, vai ter com a casa de Israel, e com as minhas palavras fala a eles. 
Ezequiel 33:7 Assim, filho do homem, eu te constituí por atalaia à casa de Israel; portanto ouve da minha boca a palavra, e da minha parte dá-lhes aviso. 
Obs: A bíblia  é uma profecia.

José Raimundo da R. Barros
Josrarb@hotmail.com